
I REencontro no Jornal O Setubalense
22-02-2010 10:32
Primeiro reencontro da “Malta do Bairro Santos Nicolau”
Cerca de 60 pessoas já estão inscritas para o primeiro reencontro da “Malta do Bairro Santos Nicolau”, ou seja, pessoas que nasceram no bairro, nas décadas de 60 e 70. O evento decorre durante o dia 6 de Março e conta com a presença do presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca e do artista Vítor Hollywood, ambos nascidos naquele bairro.
No próximo dia 6 de Março vão-se reunir, durante um almoço, no restaurante/bar Porto de Abrigo, em Setúbal, pessoas nascidas no bairro Santos Nicolau nos anos 60 e 70.
O objectivo é relembrar pessoas, actividades da época e, mais importante, confraternizar.
Já estão inscritas 60 pessoas, mas a organização conta com mais outras 60 inscrições, isto porque os seus pais, tios e filhos “também querem fazer parte da reunião”, revelou, a «O Setubalense», Filipe Martins, um dos organizadores.
“Queremos fazer isto porque sabemos que há falta de iniciativas e também para rever amigos”, manifesta o responsável que diz estar “muito contente com a motivação das pessoas”.
Durante a confraternização vão ser projectadas algumas imagens antigas e histórias das suas infâncias, o que também vai servir para mostrar aos seus filhos como eram as brincadeiras naquela época, muito diferentes da actual realidade.
Todas as actualizações deste evento, fotos antigas, acontecimentos vividos, livro de visitas, imagens e produtos da época estão disponíveis na no site www.maltabairrosantosnicolau.webnode.com.pt. Através deste site, antigos moradores do bairro, que actualmente vivem em países estrangeiros como os Estados Unidos da América, República Checa e Espanha mantêm contacto e partilham histórias.
No reencontro vão estar presentes pessoas ligadas ao entretenimento como Vítor Hollywood que vai animar o almoço, com início marcado para as 13 horas, mas sem hora para terminar.
Também presente no evento vai estar Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Diocesana Portuguesa que se diz “orgulhoso” das suas raízes.
“Vai comparecer por duas razões: porque nasceu no bairro e porque estamos a organizar uma campanha de solidariedade para ajudar a Cáritas no seu apoio às vítimas do sismo no Haiti”, explica Filipe Martins.
O grupo vai vender uma t-shirt alusiva ao reencontro, sendo que, de acordo com os organizadores, “o valor acumulado será oferecido à Cáritas, que aplicará em ajuda de emergência no Hiati”.
Numa mensagem à “Malta do Bairro Santos Nicolau”, inserida no site acima referido, o antigo morador diz-se honrado por “acolher esse gesto de solidariedade, virtude que sempre norteou as gentes do Bairro” e também manifestou “um grande prazer de reencontrar, de certo, gente da minha geração”.
Vera Gomes
A MALTA AGRADECE
—————